A Gênese do Gaúcho I

Da origem da palavra Gaúcho ainda persiste o mistério, várias especulações existem e todas poderiam ser adotadas como verdadeira, mas a prudência cientifica não permite, daí todas ficaram como fundamento suposto.

Destaco só para recordar, que tem historiadores optando que a palavra Gaúcho se origina de Garrucho, índio da tribo dos Garruchos que viveram nas encostas do Rio Uruguai, originadores das cidades de Garruchos nos lados esquerdo e direito do rio, criando duas cidades com o mesmo nome no Brasil e na Argentina. Esses índios eram cavaleiros e caçadores de reses, usando uma ferramenta chamada garrucha, utensílio feito de pau ou taquara (tipo lança) com uma meia lua de ferro na ponta, utilizada para desgarronar a rês e com isso pega-la para o imediato abate e saque do couro. Pela ferramenta de caça, esses guaranis foram apelidados de Garruchos e daí talvez tenha saído o Gaúcho.

Outra teoria muito interessante é que a palavra deriva da expressão huachu, do Quíchua, (idioma falado na região central dos Andes, bem antes da época do Império Inca que o adotou como oficial, ainda hoje existe na forma de vários dialetos, por cerca de 10 milhões de pessoas, sendo o idioma nativo mais falado na América do Sul), huachu é guacho em espanhol, significa órfão. Considerando que o Gaúcho primitivo vivia nômade, se aquerenciando, não raramente sozinho como um órfão, naturalmente a semelhança do ser guacho procede.

Há várias outras especulações, mas é importante dizer que antes da fixação da expressão Gaúcho aos habitantes da pampa Sul Americano, a primeira escrita foi em espanhol em 1771 por Don Pablo Carbonel, comandante de Maldonado – Uruguai, em carta ao Rei da Espanha, e em português em 1787, no diário do Dr. José Saldanha, (Bacharel em Filosofia, Matemática, Geógrafo e Astrónomo de Sua Majestade Fidelíssima), na 1ª Divisão demarcatória da América Meridional, iniciada em 1786.

Toda via esse tipo andante, rude, corajoso, libertário, em costumes e vestes de índio e de branco, logicamente não surgiu do nada até ser chamado de Gaúcho, pois o padrão cultural de uma estirpe leva anos para se formar, então como, quando e de onde eles vieram?

Nas pesquisas do Dr. Evaldo Brás Munhoz, engenheiro florestal, gaúcho, brasileiro, aponta que o nosso gaúcho primitivo, descende dos Moços Perdidos de Buenos Aires, que em 1580 renegaram a vida urbana e se embrenharam nos campos em busca de liberdade, aprendendo e cruzando-se com os índios, fundindo cultura do homem branco e índio, avistados e registrados por Hernando Arias de Saavedra na região de Santa Fé em 1617, então governador de Assunção e Buenos Aires, conhecido como Hernandarias, que foi Militar e Político Crioulo, primeiro nascido na América a ocupar o posto de governador de uma região Colonial, nascido em 10 de setembro de 1561, Assunção, Paraguai, falecido em 1634, Santa Fé, Argentina.

Para pensar: Quem não sabe o que é não sabe pra onde vai!