Notícias

O resgate à memória de um herói gaúcho

O principal tema da Semana do Município é o resgate sobre a importância histórica do militar gaúcho, que viveu no século 18 e defendeu a fronteira do Rio Grande do Sul: Raphael Pinto Bandeira, que dá nome ao município. Na tarde desta terça-feira (8), o ilustre riograndense foi motivo para reunir integrantes do Grupo de Terceira Idade Mazollin Di Fiori e alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Barão de Mauá, no salão paroquial. Além destes, autoridades e convidados, formaram a plateia que assistiu uma palestra sobre a vida e o legado deixado por Raphael Pinto Bandeira. O palestrante foi o jornalista, professor e historiador João Batista Marçal, do Instituto Histórico e Geográfico do RS, que falou através de uma linguagem simples, porém emotiva.

Depois da palestra, o público assistiu o filme-documentário “O Guardião da Fronteira”. O vídeo foi realizado durante a cavalgada realizada pelo Instituto Cavaleiros Farroupilhas (ICF), na Semana Farroupilha de 2013, sob a coordenação do presidente da entidade, Dorotéo Fagundes, que é o apresentador do programa Galpão do Nativismo, exibido aos domingos, das 6h às 9h, na Rádio Gaúcha, de Porto Alegre. O filme mostra os principais momentos da cavalgada, que culminou no município de Herval, que originou-se de um acampamento militar onde Pinto Bandeira atuou.

Participaram do evento, o prefeito João Pizzio, vice-prefeito e secretário de Agricultura, Loris Franceschini; presidente da Câmara de Vereadores, Adair Rizzardo; além de secretários municipais, vereadores e funcionários públicos. Entre os convidados, o ex-deputado federal Pompeo de Mattos, que enalteceu a figura de Raphael Pinto Bandeira e declamou uma poesia de sua autoria denominada “O Tempo”.

A Semana do Município continua nesta quarta-feira (9), com uma Manhã de Campo sobre Frutas de Caroço, integrante da feira Brasil Alimenta 2014. A promoção é da Emater, Embrapa e Secretaria Municipal de Agricultura. O evento é restrito para produtores rurais inscritos anteriormente.

Confira os próximos dias de programação no portal www.pintobandeira.rs.gov.br, no banner Semana do Município.